Perguntas & Respostas.
Veículo automotor, à combustão ou elétrico, dotada por garfos ou outros dispositivos, projetado para levantar, transportar e posicionar materiais.
Pessoa treinada e habilitada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento, a profissão é regulamentada pelo Ministério do Trabalho com o código CBO (classificação Brasileira de ocupações) nº 7822-20, os requisitos são ensino fundamental e curso técnico específico sendo comum a cobrança da CNH (carteira nacional de habilitação) categoria B ou superior.
Classe 1: equipamentos frontais elétricos, similar em formato aos de combustão (classe 5), mas movidos a bateria tracionaria.
Classe 2: Linha elétrica de Armazém, empilhadeira retrátil, selecionadoras de pedido, equipamentos trilaterais.
Classe 3: Transpaleteiras e equipamentos patolados, conhecido entre os fabricantes como linha Júnior, por suas dimensões.
Classe 4: motor a combustão com pneus não maciços tipo cushion.
Classe 5: motor a combustão com pneus de qualquer tipo, ou pneumático.
Classe 6: rebocadores que são largamente utilizados em aeroportos, campos de golfe e futebol, ou em lugares que exigem transporte de material e pessoas e que comportam a passagem desses veículos pequenos.
Gás liquefeito de petróleo.
Duração média de 08 horas de trabalhos interruptos.
O fabricante, na plaqueta de identificação na empilhadeira.
Torre duplex não tem elevação livre, a torre movimenta-se nos primeiros centímetros de elevação dos garfos do chão.
Torre tríplex tem elevação livre de até 1.50 metros os garfos do chão, ou seja é indicada para trabalhos em caminhões ou containers fechados.
De acordo com a ISO 5057 o tamanho máximo para fazer um prolongador é 40% da lâmina de carga, ou seja, se possui um garfo com medida de 1,00 metros poderá prolongar 0,40 cm.
Não, pois as empilhadeiras GLP para realizarem seu funcionamento necessitam fazer a troca de gases, emitindo o CO2 no ambiente.
Os mais indicados são os equipamentos elétricos, pois em seu funcionamento não necessita fazer a troca dos gases, dessa forma não emiti CO2 no ambiente.
Não podem ser utilizados, para seu funcionamento é necessário a troca de gases emitindo o CO2, os equipamentos indicados são os elétricos.
Você precisa calcular a dimensão do equipamento X carga a ser transportada, de qualquer forma solicite ajuda do profissional especializado.
Considerando que os garfos da empilhadeira são o apoio para tudo que é movimentado, o desgaste pode influenciar em risco de quebra e acidente, causando danos materiais e principalmente pessoais.
A norma regulamentadora NRº11 não faz menção a habilitação para ser operador de empilhadeira, porém sabemos que para trabalhar como operador é necessário que tenha noção de espaço, e por conta disso é exigido pelas escolas tal documento.
Sabendo o centro da carga do material a ser movimentado conseguimos definir qual deverá ser a capacidade de carga do equipamento.
Sempre verificar se o nível de água.
Não. Deve utilizar água desmineralizada ou deionizada.
A Scarpanti Empilhadeiras possui água desmineralizada para comércio.